Bem Vindo ao site da Prefeitura Municipal de
São Carlos do Ivaí

Sobre a Cidade


Sobre a Cidade

O desbravamento da área onde se acha localizado o Município de São Carlos do Ivaí, deu-se entre os anos de 1942 e 1944. Nessa época, o interventor Manoel Ribas, visando expandir a colonização do Estado, efetuou a doação de posses aos colonizadores: Reinaldo Garmater, Otto Holler, Duarte Gomes Pereira, Capitão Euzébio Barbosa de Menezes, Dr. Silas Pioli, Lázaro Figueiredo Vieira e Família Albano (Joaquim José Albano, Antonio Fermino Albano, Antonio Albano, e Francisco Nunes Nogueira).


Em 1945, os irmãos Albano davam início às derrubadas, queimadas e preparo do solo para as primeiras lavouras de café.


O colonizador Dr. Silas Pioli, engenheiro de vasta experiência, iniciou em 1949 o que seria a formação de uma nova Cidade.


Após longos estudos, apresentou ao Departamento de Geografia e Colonização do Paraná a planta do novo marco do progresso. Conseguiu sua aprovação através do decreto de lei nº 049 no dia 05 de Agosto de 1949.

 
A primeira derrubada no local da nova Cidade foi efetuada pelo pioneiro Pedro Roque e os trabalhos de demarcação dos lotes urbanos foram realizados pelo saudoso agrimensor José Caetano da Silva.

Nesse mesmo ano, foi implantado o símbolo do cristianismo (A Cruz de Cristo) e celebrada a primeira missa pelo Frei Ulrico Goevert.


Iniciaram-se as vendas dos lotes urbanos e rurais aos pioneiros oriundos dos mais diversos pontos do país. Entre esses heróicos civilizadores, registraram-se: Antonio Mathias, João Pinto, Batista Bego, Alípio Rodrigues, Waldomiro Roda, Porfírio Fernandes Leite, Manoel S. Sobrinho, Eugênio Bego, Gino Bego, Domingos Bego, Éttore Primon, Segismundo Ignachewski, e muitos outros que semearam o progresso e organizaram suas vidas. No ano de 1953, foi iniciado o movimento para criação do distrito de São Carlos do Ivaí.


Conseguiram o êxito em suas reivindicações através da Lei nº 012 de 25 de Abril de 1953, que criou o Distrito de São Carlos do Ivaí, pertencente ao Município de Paranavaí. Posteriormente, com a elevação de Tamboara à Município, São Carlos do Ivaí passou a lhe pertencer. No ano de 1955, a população elegeu seu primeiro representante para a Câmara Municipal de Tamboara, o vereador Waldomiro Roda. Em 1956, São Carlos do Ivaí fez, por merecer, sua elevação à Município. Inúmeras reivindicações foram encaminhas ao Governo do Estado pelos senhores Dr. Silas Pioli, Waldomiro Roda, Jorge Amorin, Domingos Garcia Dias, Reinaldo Tessaro, Éttore Primon, João G. Lavor, Hélio Zacarioti e outros. Seus objetivos foram alcançados no dia 24 de Janeiro de 1956 através da Lei Estadual nº2565. A instalação solene se deu no dia 16 de Dezembro de 1956.

 

SITUAÇÃO


O Município situa-se na região Noroeste do Paraná e ao Sul do Brasil, à margem direita do Rio Ivaí e faz divisa com 07 (sete) Municípios: Norte com Tamboara, Sul com Japurá e São Tomé, leste com São Jorge do Ivaí e Floraí, Oeste com Paraíso do Norte e Indianópolis.


Existem no Município 08 (oito) conjuntos habitacionais (Vale Azul, Mutirão, Moradias Sancarlense, Morada do Sol, Alvorada, Morar Melhor, Amalia, Juvenal Fernandes Pereira) e ainda 60 casas da Vila Rural Gralha Azul.


Atualmente, existem no Município 23 (vinte e três) Olarias e 05 (cinco) Cerâmicas.


Várias indústrias se instalaram em nosso Município, como por exemplo indústrias de: peças íntimas; redes esportivas; peças para o vestuário; móveis, carrocerias, cerâmicas, olarias, transportadoras etc. A cidade conta ainda com a RAUDI, que produz o Bicarbonato a partir do gás carbônico, e com a Coopcana (Cooperativa Regional de Produtores de Cana) a mais importante empresa de nossa cidade que emprega 230 (duzentos e trinta) funcionários do nosso município.


Em São Carlos do Ivaí existem 1.868 domicílios em área urbana e 264 domicílios em área rural. Fica a uma distância de 490 quilômetros de Curitiba, Capital do Estado do Paraná.

Galeria de Fotos:

Clique na imagem para ampliar: