Bem Vindo ao site da Prefeitura Municipal de
São Carlos do Ivaí

Encontro da ONU discute políticas globais de controle de entorpecentes

=Encontro da ONU discute políticas globais de controle de entorpecentes

As políticas globais de controle de entorpecentes foram debatidas durante a 61ª sessão da Comissão de Entorpecentes (CND) realizada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UnoDC) em Viena, na Áustria. O Brasil apresentou no encontro o seu posicionamento referente à Política Nacional de Drogas.

A delegação brasileira foi representada pelo secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Humberto Vianna. Segundo ele, o evento foi uma oportunidade para fixar o entendimento do país sobre o assunto, sobretudo pelo papel relevante que temos no continente. O UNODC apoia os países a desenvolver respostas ao uso problemático de drogas, por meio da implementação de ações de prevenção e da oferta de uma rede de serviços integrada de atenção e assistência, no respeito aos direitos humanos e em padrões éticos.

Entre os resultados do relatório final da reunião, podem ser destacados o aumento no cultivo e no consumo de entorpecentes. Segundo o documento, a estimativa é de que 158 milhões a 350 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos teriam usado drogas ilícitas pelo menos uma vez no ano de 2015. Dados divulgados nos relatórios das 59ª e 60ª reuniões da CND identificaram que esse número foi de 157 milhões a 337 milhões em 2014 e 162 a 329 milhões em 2013.

Outras drogas

O relatório aponta também aumento em 2016 do cultivo da papoula (da qual é extraído o ópio e seus derivados). Esse crescimento atingiu níveis recorde no Afeganistão em 2017. Já o plantio da coca permanece concentrado na Colômbia, no Peru e na Bolívia. Os relatórios anteriores apontavam aumento da área total de cultivo nesses países.

Nesse contexto, os novos relatórios registram crescimento de 36% de 2015 para 2016, principalmente na Colômbia. Ainda foi identificado aumento significativo nas apreensões de estimulantes do tipo anfetaminas e metanfetaminas na última década. Confira a íntegra dos novos relatórios dos UNODC.

Com informações do Ministério da Justiça e UNODC